sexta-feira, 22 de março de 2013

Números 5 - 6

     Mais leis ao povo de Israel e algumas repetições. Mostra que Deus queria um povo organizado e obediente. Talvez algumas leis os israelitas não compreendiam o porque, mas o Senhor, conhecedor dos costumes e coisas vindouras, sabia que eles estavam sujeitos aos pecados do adultério, ciúmes e quebra de votos. Deus já deixou à Moisés o que os sacerdotes deveriam fazer para controlar cada situação, quais sacrifícios e como oferecê-los.
     Mas o que podemos notar, é a criatividade de Deus ao dizer como provar aos olhos humanos se a mulher havia adulterado. Quem pensaria em tal rito? Deus é dono de tamanha sabedoria, que inventou uma maneira, usando de "água santa" ou água amarga (5:17) que deixaria estéril, pois o maior bem de uma mulher é poder gerar é conceber filhos (Sl 128; Gn 30:1, 22-23).
     A intensão de Deus, imagino, não era castigar com ira, mas que as pessoas pudessem tomar consciência do pecado e que há consequências. Deus apenas usou o que o povo mais temia na época como punição, para ensinar que o pecado não é bom e para que o povo se mantivesse em santidade, não se igualando com povos libertinos que adoravam deuses pagãos, achando que fosse o Todo Poderoso! Somente quem anda nos preceitos de Deus é livre e santificado a cada dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário