terça-feira, 19 de março de 2013

Levítico 22 - 23

     Deus acaba de provar o seu amor ao povo de Israel, dizendo mais uma vez sobre santidade e separação do mundo. Deus criou festas, pois é Deus de alegria, para que o povo pudesse se lembrar regularmente os feitos de Deus para com eles.
     Algumas festas não celebramos mais. A solenidade que comemoramos, e até a volta de Jesus é santa ceia do Senhor (Mt 26:26-28). Não comemoramos as festas com sacrifícios, etc, por causa da vinda de Jesus Cristo. Ele veio para fazer tudo novo (Mc 15:38). A aliança velha foi substituída e não precisamos mais seguir as leis do velho testamento. Jesus removeu a 1ª ordem para estabelecer a 2ª (Hb 10:9-10). Fomos libertos da lei para que pudéssemos nos unir a Cristo (Rm 7:4).
     Em Efésios 2:4-10 explica que após a vinda de Jesus, enviado por Deus (que criou as leis do velho testamento), este mesmo Deus despede as leis "mosaicas" para algo novo. "Pois pela graça sois salvos", "Não vem de obras, para que ninguém se glorie".
     Gálatas 3:24-29 - "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa".
     Estamos livres da lei por obrigação, que se não cumprida haveria pena de morte. A graça de Jesus nos salva. Não há distinção entre povos, sexo, idade, pois se batizados em Cristo, somos herdeiros das promessas que Deus fez a Abraão, subiremos a nova Canaã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário