quinta-feira, 7 de março de 2013

Levítico 15

     Deus, ao regularizar regras quanto a fluxos corporais em Israel, deseja que Seu povo de certa forma tivessem uma higiene melhor. Ao bater várias vezes na tecla "imundo", Deus deixa bem claro que fora os fluxos normais (menstruação e sêmen), o restante era um tipo de doença, mas que todos os fluxos além dos normais não deveriam sr tocados até que se passasse ou se curasse (podemos ter uma ideia da solidão da mulher do fluxo de sangue, pois ficou 12 anos com hemorragia incurável, impedida de ser tocada - Marcos 5:25-32). 
     Para seu povo, Deus deixa a seriedade disto muito bem aparente quando diz que qualquer que tocar no "imundo" ou tocar em suas coisas também será imundo; então separando esta pessoa doente para impedir qualquer tipo de transmissão até mesmo de bactérias, vírus que possam ter causado tal, afinal não sabemos que tipos de doenças poderiam estar assolando a terra de Israel no momento.
     Para os fluxos naturais, principalmente da mulher, Deus deixa implícito que a mulher tenha este tempo para si. Seu marido não poderia tocar-lhe e isto poderia evitar investidas por causa de um marido insaciável, dando descanso a mulher.
     Deus mostra seu cuidado com o povo em regras básicas e simples, pois Ele sabia e sabe mais do que a própria pessoa o que passa na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário