sexta-feira, 1 de março de 2013

Levítico 1 - 2

     Levítico ou wayyiqra (e ele chamou), trata como fazer os sacrifícios ao Senhor, após a construção do tabernáculo, seus móveis, a escolha da família sacerdotal (Arão) e suas vestes santas.

     São detalhes que nos mostram como deve ser até os dias de hoje, o perdão dos nossos pecados e a oferta à Deus, não com sacrifício de sangue, pois Jesus já pagou o preço de sangue na cruz. O intuito do sacrifício e oferta da antiga Israel e de hoje, é o mesmo: de agradar a Deus com o melhor! Levítico 1:3 "[...] holocausto de gado [...] sem mancha", quer dizer que toda qualidade é para o Senhor, e isso é oferta "[...] de sua própria vontade" (parte b).

     A oferta em sacrifício tem detalhes que deveriam ser cumpridos por Israel: colocar as mãos sobre a cabeça do animal era sinal de que estaria se identificando ao Senhor ("Senhor, sou eu...e estou aqui para oferecer-lhe isto"). Além de se identificar, seria um gesto de que os pecados desta pessoa ou de sua família estariam sendo passados para o animal sacrificado no momento. Após cortá-lo em pedaços para queimar sobre o altar, a fressura (conjunto de: traquéia, pulmões, coração e fígado de alguns animais) e suas pernas seriam lavadas e depois lançadas ao fogo. A oferta de manjares (farinha, bolos, etc) também não seria qualquer comida (Lv 2:1). As cozidas no forno não poderiam ser feitas com fermento (Lv 2:11), nem mel poderiam ser oferecidos. Tudo seria coberto com azeite de oliva ungido para "cheiro suave ao Senhor".
     O que Deus queria, na verdade, era a obediência de seu povo, pois Deus não precisa de sangue, ou comida para viver, Ele é Deus! O seu ensinamento é para dar o nosso melhor sem preguiça, pois fazer estas ofertas eram trabalhosas e demoradas. Retira-se destes textos, na trajetória do povo de Deus para a terra prometida (Canaã), que TODA A QUALIDADE É PARA DEUS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário