terça-feira, 26 de março de 2013

Números 13 - 14

     Mais uma vez Deus puni os que não confiaram em Sua destra. Quando os maiorais das tribos voltaram da espiação da terra prometida, fizeram com que seu medo fosse transmitida a toda congregação. Não confiaram na promessa de Deus e que Ele estaria com o povo ao entrar em Canaã (13:27-29). Porém haviam dois homens cheios de coragem e confiança que fizeram com que o povo inimigo parecesse menor do que eles (pois eram gigantes e suas cidades como fortalezas). "Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela" 13:30. Mas novamente o povo "[...] Não poderemos subir contra o aquele povo, porque é mais forte do que nós" 13:31b, e murmuraram novamente dizendo: "E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?" 14:3. Estavam prontos para levantar um capitão para voltar à antiga terra quando Josué e Calebe rasgaram suas vestes e  falaram a congregação: "[...] A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais" 14:7-9.
     Mas mesmo assim, o povo queria apedrejá-los. Na mesma hora, a glória de Deus desceu na tenda para que o povo confiasse. E o Senhor mais uma vez se aborreceu com eles: "Até quando me provocará este povo? E até quando me não crerão por todos os sinais que fiz no meio deles?" 14:11. Ora, quem muito rejeita, um dia será rejeitado - Nm 14:34b. Deus estava rejeitando todo o povo, mas Moisés, manso como era, orou a Deus para que os perdoasse e devido a essa intercessão, Deus mostrou seu lado longânimo e pacífico (14:20), mas continua no vs 21 até 23 com a consequência do pecado pela murmuração. Deus honra apenas os que honram a Ele. Calebe e Josué foram salvos por causa da confiança e perseverança que tiveram no Senhor (14:38).
     Moisés tendo repassado ao povo o que Deus disse, ouviu do povo que então iria marchar ao lugar ordenado por Deus anteriormente. Mas por estarem cheios de si, não ouviram Moisés dizendo que era nova ordem para os murmuradores permanecerem onde estavam "[...] Por que quebrantais o mandado do Senhor?" 14:41. Deus não estaria com eles se subissem por conta própria. Mesmo assim, foram e por castigo de nova desobediência morreram a fio de espada.
     Povo ingrato! Deus dá abrigo, sustento, prosperidade, presença d'Ele e ainda queriam voltar ao Egito! Fala sério! Confie em Deus, Ele dá o melhor e cuida de nós. Persevere até o fim!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário