sexta-feira, 5 de julho de 2013

Deuteronômio 3 - 4

     "A atitude esperada diante do livramento do Senhor é a obediência. Ouvir significa escutar com a intenção de obedecer. A obediência ao Senhor resultaria em vida, um tema predominante em Deuteronômio (4:1). A obediência à lei redundou em benção do Senhor e serviu de testemunho para as nações. A sabedoria da lei e a obediência do povo às suas prescrições ilustrariam a singularidade de Israel e de seu Deus (4:6-8).
     Apesar de os israelitas não terem uma representação tangível do Senhor, haviam visto o Seu poder e recebido Suas palavras. Deviam se lembrar dos acontecimentos históricos e ensiná=los aos seus filhos. A preocupação de Moisés com as crianças e seu conhecimento de Deus pode ser vista com frequência em Deuteronômio (6:7,20; 11:19; 31:13; 32:46). A nação só poderia ser bem-sucedida se o concerto fosse ensinado às gerações seguintes (4:9-10). O fato de Deus não ter assumido nenhuma forma no monte Horebe reforça o mandamento contra a idolatria, uma prática pagã. A tentativa de limitar Deus a uma forma ou objeto feito por mãos humanas seria uma negação da transcendência de Deus (4:15).
     A misericórdia de Deus em sua relação de concerto com Israel fica evidente no 4:29. Apesar de o povo ter pecado, o Senhor jamais se esqueceria de seu concerto com eles. Ele sempre recebe e perdoa o rebelde que se arrepende".     A Bíblia da Mulher - notas.
     Entre os vs 32 e 40, podemos ver quão lindas palavras de exaltação Moisés usou para descrever a grandeza de Deus em Seus inúmeros feitos. Deus é maravilhoso e único. O especial de ser um cristão é poder servir e ver a magnitude de um único Deus, soberano e que não se limita a objetos de ferro, madeira ou pedra para se estabelecer. Ele nem mesmo habita nos templos feitos por mãos. Ele está em todos nós, ou pelo menos uma pequena demonstração da sua presença dentro de cada um, já que Seu poder é tamanho que nós, humanos, não poderíamos suportar. Que perfeita passagem da Bíblia, pois no mesmo instante em que li, me apaixonei pelas palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário