domingo, 16 de junho de 2013

Números 35

     A repartição da terra para os levitas foi especial, pois eles eram quem ajudavam o povo a relembrar das leis de Deus e eram os responsáveis em cuidar o templo e das suas coisas.
     Mas Deus, quando fala destas 6 cidades de refúgio, está protegendo um homicida por acidente. A morte trás sentimentos muito mais aflorados do que em qualquer outra hora. A raiva e o ódio são alguns deles, fazendo surgir o vingador pela morte da pessoa do acidente, mesmo que não saiba o que realmente aconteceu. Então Deus oferece abrigo ao causador da morte por acidente para que seja julgado corretamente e não morra pelas mãos de qualquer um, causando assim, a morte do vingador, pois matou com ódio e rancor um irmão que não fez por mal (vs 22-24).
     Deus criou leis para que os homens não as quebrassem dando a chance da infelicidade entrar no meio do povo. Após a queda do homem, tudo ficou mais instável, pois satanás poderia soprar aos ouvidos com mais facilidade. O intuito das leis era para que ficassem receosos antes de pecar. O que para muitos não adiantou, devido ao livre arbítrio. Ainda hoje, existem leis criadas pelo próprio homem (que a propósito, são falhas na execução) para manter a paz e ordem, com castigos de prisão, serviço ou restituição. Mas como eu disse, o ser humano é instável e tende a praticar o mau. Graças ao Deus bondoso, temos a chance de nos redimir tanto perante a sociedade, quanto ao próprio Deus. Cristo morreu em prol dos pecadores, ou seja, todos, para que não precisemos pagar com a vida, assim, saindo de uma prisão, temos a chance de começar de novo (para os verdadeiros arrependidos) ou simplesmente morrermos nas mãos dos vingadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário