sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Deuteronômio 17 - 18

     As leis e pequenas exortações retornam no livro de Deuteronômio. O castigo para os idólatras é um dos mais relatados, pois bate de frente com o 1º mandamento que diz "Não terás outros deuses diante de Deus" (Ex 20:2). É  a partir da adoração a outros deuses que surgem outros pecados, pois ou adora ao Pai da verdade ou ao mundo com o Pai da enganação. Deus abomina práticas de mágica e afins, pois o homem deve depender de Deus e não de si mesmo. Quando o homem manda em sua própria vida, no final, ou no meio mesmo, acaba se destruindo ou destruindo alguém.
     A feitiçaria faz parte do jogo do inimigo. São práticas ocultistas que fogem totalmente do padrão de Deus. Satanás é o dono da adivinhação, magia, necromancia, numerologia, astrologia, tarôs e outras práticas. A palavra de Deus é clara quanto a esses trabalhos, "pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor" (18:12a).
     O povo separado por Deus deveria obedecer e se manter puro. O Senhor é o dono do futuro e já tinha previsto vários acontecimentos. A idolatria do povo de Israel foi uma delas, do qual obtiveram seu castigo. Mas outra coisa Deus já havia visto visto, que seria inevitável. O povo iria querer um rei, para se igualar as outras nações, vejam só! (17:14-15). Deus gostaria de atender ao pedido, mas no tempo certo. Ele estava preparando um rei cujas regras para governar deveriam atender dos versículos 15 ao 20. Deus estava preparando essa pessoa. Seria perfeito se o povo estivesse pronto a esperar. As vezes Deus entrega um pedido insistente só pra nos ensinar a esperar, pois se fosse no Seu tempo, não traria problemas. Eles não estavam prontos para ter um rei. A infidelidade do povo fez com que Israel perdesse algumas batalhas e guerras, mas a incredulidade de alguns reis do povo, fizeram com que o posso fosse quase destruído.
     As promessas de Deus se cumprem, basta esperar. Ele prometeu levantar um profeta no meio do povo para repassar as palavras do próprio Deus (18:15-22). E de fato se cumpriu. Deus é justo e perfeito, e ao Seu tempo tudo se completa.
     Então aguardemos a realização das promessas de Deus, descansando em Suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário